(67) 99135-5115

NO AR

Madruga Hits

Com Auto Hits

Brasil

Lei cria protocolo de como reagir à violência contra mulher em ônibus da Capital

Medidas contam com a presença de câmeras de segurança no transporte coletivo

Publicada em 16/04/24 às 10:28h - 4 visualizações

por Campo Grande News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
Campo Grande agora tem um protocolo oficial de como agir em caso de violência contra a mulher nos ônibus do transporte coletivo que passam pelo Centro e bairros. Ele foi criado pela Lei Municipal nº 7.224, sancionada ontem (15).

O documento primeiro reforça a importância da denúncia de práticas como assédio e agressões, que vitimam mais as mulheres no transporte público.

Para colocar as medidas em operação, ele conta com a disponibilização de imagens captadas por câmeras de segurança nos veículos. O Consórcio Guaicurus, que faz a gestão do serviço, afirma de antemão que todos os ônibus que circulam em Campo Grande já possuem esses equipamentos.

Na sequência, são feitas as seguintes recomendações:

Motoristas dos ônibus ou outros funcionários devem acionar imediatamente a polícia ao presenciar situações de importunação sexual, abuso ou violência contra a mulher;
A empresa que administra o sistema de transporte público deve entregar, se houver pedido das vítimas, imagens gravadas pelas câmeras de segurança;
O Conselho Tutelar deve ser acionado quando crianças e adolescentes presenciarem essas situações ou forem vítimas delas.
Campanhas - A legislação também prevê que sejam feitas atividades educativas para conscientização de quais são as situações de violação dos direitos das mulheres e como protegê-las de agressores que agem dentro dos ônibus, em específico.

Deverá haver "serviços voltados à orientação para a correta atuação da população, dos funcionários e dos motoristas de transporte público, coordenados por equipes multidisciplinares", diz um trecho.

As equipes responsáveis pela supervisão deverão produzir relatórios e promover formações com participação da população, motoristas e funcionários do transporte coletivo.

A lei fala ainda que a prefeitura deverá custear as ações necessárias para cumprir a lei com recursos do orçamento ou que vierem de suplementação. 

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual Prêmio você Gostaria de Ganhar da Mega Hits?

 Cesta Básica
 Ingressos de Eventos
 Pix
 Rádio com Bluetooth







.

LIGUE E PARTICIPE

67 99135-5115

Visitas: 50983
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Mega Hits MS - Muito Mais Mega Na Sua Vida!
Converse conosco pelo Whatsapp!