(67) 99135-5115

NO AR

Parada Mix

Com Auto Hits

Brasil

Na Capital, comércio vai funcionar durante feriado de Corpus Christi

Decisão foi tomada em convenção coletiva de trabalho; horário será das 9h às 18h

Publicada em 23/05/24 às 13:20h - 16 visualizações

por Campo Grande News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
Quem ainda estava na dúvida se o comércio na Capital sul-mato-grossense abriria as portas no dia 30 de maio, feriado de Corpus Christi, já pode ter certeza que sim. A Convenção Coletiva de Trabalho, feita entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado da Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio, decidiu que o serviço será realizado normalmente na data. Entretanto, os donos de estabelecimentos devem ficar atentos a algumas normas para a abertura.

Os empresários que optarem por abrir terão que compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga a ser concedida, preferencialmente, na semana seguinte ou no intervalo máximo de 15 dias. Conforme a Convenção, a jornada de trabalho dos funcionários será das 09h às 18h, com intervalo mínimo de uma hora. A exceção são as lojas que estão estabelecidas em shopping centers. 

Fernando Camilo, gerente sindical da Fecomércio MS, acrescenta que as empresas também devem informar  a intenção de abertura ao sindicato, por aviso formal e escrito em até cinco dias antes do feriado.

“Eles devem fazer o pagamento de R$ 22,00 por empregado que for trabalhar ao sindicato. E pagamento de 7% do piso salarial da categoria, para cada empregado que trabalhar, conforme cláusula vigésima nona da Convenção Coletiva de Trabalho”.

Quanto às empresas que estão localizadas em condomínios comerciais anexos aos supermercados e hipermercados, eles devem, segundo Fernando, acompanhar o horário de fechamento desses estabelecimentos. Ele também alerta sobre respeitar o limite de jornada e as escalas indicadas.

Além da remuneração, os funcionários que são contribuintes ao sindicato, terão direito também a uma indenização no valor de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição.

Corpus Christi - A data é considerada feriado facultativo no país. Em todas as cidades acontecem procissão de Corpus Christi, que lembram a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

O nome significa Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Os tapetes, feitos pelos fieis para comemoração, simbolizam o momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Eles são confeccionados nas ruas, com desenhos variados, mas geralmente remontam à Eucaristia e dão especial colorido à celebração.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual Prêmio você Gostaria de Ganhar da Mega Hits?

 Cesta Básica
 Ingressos de Eventos
 Pix
 Rádio com Bluetooth







.

LIGUE E PARTICIPE

67 99135-5115

Visitas: 53001
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Rádio Mega Hits MS - Muito Mais Mega Na Sua Vida!
Converse conosco pelo Whatsapp!