O “X”, antigo Twitter, voltou a funcionar no Brasil e usuários de Campo Grande já podem acessar a rede social na manhã desta quarta-feira (9). A plataforma foi suspensa no dia 31 de agosto por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal de Federal), Alexandre de Moraes.
Ontem (8), o ministro determinou o retorno das atividades do “X” em até 24h. A decisão foi comemorada pela conta oficial do “X”. “O X tem orgulho de retornar ao Brasil. Dar acesso a dezenas de milhões de brasileiros à nossa indispensável plataforma foi fundamental em todo esse processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”.
O bloqueio da rede ocorreu após Elon Musk fechar o escritório no Brasil e se recusar a manter um representante que pudesse responder oficialmente pelas notificações dadas pela Justiça brasileira. Além disso, a rede social recebeu multas por descumprir decisões judiciais relacionadas à retirada de perfis que atacavam instituições disseminando fake news.
Elon Musk pagou três multas, que juntas ultrapassam o valor de R$ 25 milhões. Agora, a nova representante da plataforma no Brasil é a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS