Após 22 anos em atividade, o Skype se despede oficialmente dos usuários nesta segunda-feira (5). O encerramento da plataforma de videochamadas foi confirmado em fevereiro pela Microsoft, que agora direciona os usuários para o Microsoft Teams.
Ao abrir o aplicativo os usuários encontram o agradecimento: "obrigado por fazer parte do Skype". Enquanto, ao acessar o site oficial da plataforma, a mensagem é clara: “Adeus Skype, olá Teams”.
O aviso informa que, em breve, será possível acessar o Microsoft Teams com as mesmas credenciais do Skype. Além disso, chats e contatos serão transferidos automaticamente para a nova plataforma.
“Aproveite os recursos que você adora no Skype, incluindo chamadas e mensagens gratuitas, além de novos recursos como reuniões e comunidades, tudo no Teams”, afirma a Microsoft.
O fim do Skype afeta tanto os usuários gratuitos quanto os pagantes. A única exceção é o Skype for Business, que continuará funcionando normalmente. A empresa também orienta que os usuários receberão uma notificação no aplicativo do Skype com instruções para migrar os dados para o Teams.
O Teclado de Discagem do Skype, utilizado para chamadas telefônicas, continuará disponível apenas para usuários pagantes por meio do portal do Skype e do Teams Free, até maio de 2025. A transferência de números pode ser feita diretamente com a nova operadora.
Os dados dos usuários seguirão disponíveis para exportação ou exclusão até janeiro de 2026. “Se você fizer login no Microsoft Teams Free até lá, seu histórico de chamadas e conversas do Skype estará disponível. Caso contrário, os dados serão excluídos”, explica a empresa.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS